Reino Mágico
4º V - E3 D4 - 1.035
Santa Maria Madalena – RJ
Pedra Dubois - Face Oeste

2011 - Claudney Neves, Felipe Dallorto e Flávia dos Anjos

Descrição:

a via é longa, mas totalmente factível em apenas um dia, desde que a cordada inicie cedo.

As nove primeiras enfiadas são costões fáceis, com apenas três trechos com lances mais difíceis de 3º grau, bem protegidos. Essa primeira parte é bem exposta, com proteções apenas nas paradas em praticamente toda essa extensão.

Chegando ao grande platô no final da 9ª enfiada, caminhe junto à parede por cerca de 25 m para a esquerda, até encontrar a chapeleta do início da 10ª enfiada, que fica acima e à direita de um pequeno abismo.

A partir daqui a via fica mais vertical, mas também mais protegida, com lances em agarras e aderência. O crux fica na 14ª enfiada. Há um livro de cume na última parada.

É recomendável descer por trilha a partir do cume, mas também é possível rapelar até o grande platô pela própria via e, a partir daqui, margear a parede para a direita (olhando para a rocha) por cerca de 200 m, onde há um totem. Descer pela mata até a última árvore e montar o primeiro rapel na mesma. Os demais rapéis são feitos nos grampos do projeto de via, marcada como nº 2 na foto dos traçados, abaixo.

Como chegar:

para chegar em Santa Maria Madalena, saindo do Rio de Janeiro, há duas opções:

  • A mais tradicional é feita pela Serra e possui 233 Km, seguindo pela Ponte Rio-Niterói e passando por fora de Itaboraí, depois pegar a BR-116, rodovia que possui quatro praças de pedágio ao longo do percurso. Por essa opção, você deverá passar por Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, e após o pedágio de Cordeiro deverá permanecer na BR-116 até Macuco, onde, antes do centro da cidade, haverá um entrocamento à direita que leva à RJ-172. A partir daqui são mais 36 Km até o destino final.
  • O outro caminho, que vem sendo bastante utilizado, segue pela BR-101 e possui 250 Km. Do mesmo ponto de partida, também atravesse a Ponte Rio-Niterói e mantenha-se à esquerda, na BR-101, passando por Manilha, Tanguá e Rio Bonito (trecho onde termina a duplicação da pista). Atravessando Rio Bonito, passe depois por Casimiro de Abreu e percorra aproximadamente 67 Km até alcançar ao trevo que dá acesso à Conceição de Macabu, siga pela BR-182 aqui. Após passar pelo centro dessa última cidade, siga as placas indicativas para Santa Maria Madalena por mais 40 Km. Essa opção, apesar de ser mais longa, geralmente é mais rápida.

Chegando em Santa Maria Madalena vá em direção ao Horto Florestal, em frente deste siga pela rua Dr. Manoel Verbicario até que a mesma se transforme em uma estrada de terra. Continue até encontrar uma pequena casa branca, ao lado de um curral. Estacione aqui e peça autorização para entrar no terreno. Cruze o rio logo atrás da casa e vá para a esquerda, por uma trilha bem marcada. Mais à frente atravesse uma cerca e continue em direção à base da via, que é bem característica, marcada pelo limite onde um língua de mato faz divisa com a rocha nua.

Powered by Wikiloc

Clique no croqui para baixar o pdf Croqui Reino Mágico - 4º V - E3 D4 - 1.035 m

Traçado Reino Mágico - 4º V - E3 D4 - 1.035 m

Histórico de verificações:

Fontes de consulta:

– Os conquistadores

Categorias:

Deixe uma resposta