Meméia, variante

Meméia, variante
3º IV sup - E2 D1 - 45
Parque Nacional da Tijuca – RJ
Pedra da Gávea - Face Noroeste

2006 - Paulo Ney Lyra de Moraes, Marcia Cristina Dias de Moraes, Alexandre Véo

Descrição:

é uma variante do Paredão Ventania, que evita os platôs de mato e segue pela parte mais bonita da parede, sempre em aderência.

Começa em uma diagonal para a direita, depois segue direto para cima até a primeira parada, em um platô. Na segunda enfiada está o crux, onde é preciso ter cuidado com a queda.

Do final da via é possível rapelar ou seguir a trilha que sai na Praça da Bandeira, com várias opções para continuar o dia de escalada na Pedra da Gávea ou descer pela trilha que chega ao cume desta.

Como chegar:

de carro, saindo da Tijuca ou Barra, suba em direção ao Alto da Boa Vista e entre na Estrada da Pedra Bonita. Se vier do lado de São Conrado, pegue a Estrada das Canoas.

Independente da opção escolhida, rode até encontrar a guarita que marca o início da estrada para a rampa de vôo da Pedra Bonita. Suba em direção à rampa e deixe o carro no primeiro estacionamento. O segundo é destinado a quem vai saltar.

De ônibus é possível chegar até a guarita. Para isso pegue o 448 (Maracaí x São Conrado), que sai de São Conrado e para em um ponto em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros do Alto da Boa Vista.

Chegando ao estacionamento de carro, continue a pé até a rampa de vôo livre.

Se estiver a pé, suba tudo a partir da guarita e siga as orientações abaixo.

A trilha começa cerca de 15 m antes e à direita da rampa de vôo, é quase toda em descida e relativamente bem definida. Ignore possíveis bifurcações à esquerda, descendo para fundo do vale e mantenha-se à direita.

Em cerca de 20 min é possível alcançar o colo entre a Pedra Bonita e Pedra da Gávea, que estará logo depois de uma pequena subida.

Olhando para a esquerda já será possível ver a parede. A base da via fica ali.

Powered by Wikiloc

Clique no croqui para baixar o pdf Croqui Meméia, variante - 3º IV sup - E2 D1 - 45 m

Traçado Meméia, variante - 3º IV sup - E2 D1 - 45 m

Histórico de verificações:

Data Situação Ação Colaboradores
02/09/2018 Proteções razoáveis Avaliação inicial.
A maioria dos grampos estão muito bons, com exceção de um antigo na primeira enfiada e os dois da parada final. Em um futuro próximo é bom pensar em trocá-los.
Amanda Danielle, Claudney Neves, Paulo Kock e  Viviane Shimizu

Fontes de consulta:

– http://celight.org.br/ondeestivemosfotos.php?ID_Materia=13
– Guia da Floresta, 2ª edição, 2012 – Flavio Daflon e Delson de Queiroz

Deixe uma resposta