Enterro dos Ossos
VIIb - E1 D1 - 50
Rio de Janeiro – RJ
Morro São João - Cima Esquerda - Face Noroeste

2016 - André Ilha e Rogerio Bandeira

Descrição:

escalada técnica e bem protegida na sua primeira metade. Depois a parede perde inclinação, os lances são mais fáceis e a grampeação fica mais espaçada. O crux é toda a sequência desde o segundo grampo até o domínio após o quinto grampo. A dificuldade é bem diluída, com apenas dois lances mais “mordidos” que os demais. O lance para chegar no primeiro grampo já é um Vsup, atenção redobrada! É possível sair com a primeira costurada com um pequeno clipstick.

Como chegar:

siga em direção à Ladeira dos Tabajaras, por Botafogo. Ao passar pela lateral do Cemitério São João Batista, na Rua Real Grandeza, siga como se fosse para as capelas do cemitério, virando à esquerda antes de um pequeno túnel que segue para Copacabana.

Se errar a entrada e seguir pelo túnel será preciso acessar pelo outro lado da Ladeira dos Tabajaras, não recomendado. é melhor recomeçar a partir de Botafogo.

Antes da entrada do cemitério, faça um cotovelo para a direita, suba a ladeira e siga as placas que indicam a UPP Tabajaras. Se for de carro, estacione antes do container da UPP.

Passe pelo lado da UPP, e depois por uma “cancela” com algumas placas, a trilha começa ali (0min–0m) e segue bem aberta, sempre em frente. Até chegar na placa indicando a trilha do Arranha Gato (pode estar apagada). Esta trilha é bem característica, pois seu início é calçado e largo.

Seguindo (7 min–400m) há mais outra bifurcação, com um muro baixo de pedras com uma árvore em cima. Vire à direita e suba margeando o muro, pela trilha de pedras. Ao avistar outro muro, mais alto, continue subindo costeando esse novo muro, sempre pela direita. Continue na trilha que segue pela direita, sempre subindo. Depois dos degraus de toco de madeira, siga pela direita, até encontrar com outra trilha em curva de nível. Pegue essa trilha para a esquerda, sempre costeando a parede de cima.

Saia da trilha subindo uma escada para a direita (15min-700m), próxima a uma palmeira alta. Esta é a “Trilha dos Sete Guerreiros”, que sobe e volta a margear a parede . Siga pela trilha até passar um costão na sua direita. Logo depois desse costão está o acesso (18min-900m) para as escaladas da parte esquerda da Parede de Cima. Siga por ele (direita) por 15m até chegar na parede, na base de uma via que começa com uma chapeleta. Caminhe alguns metros para a esquerda até avistar a Enterro dos Ossos, via toda em grampos.

A via tem sombra pela manhã, até as 10h.

Powered by Wikiloc

Clique no croqui para baixar o pdf Croqui Enterro dos Ossos - VIIb - E1 D1 - 50 m

Traçado Enterro dos Ossos - VIIb - E1 D1 - 50 m

Histórico de verificações:

Data Situação Ação Colaboradores
11/02/2017 Via em condições Produção do croqui e roteiro Rogério Bandeira e Claudney Neves

Fontes de consulta:

– Os conquistadores

Categorias:

Deixe uma resposta