Chang Wei
2º III - E2 D2 - 430
Niterói – RJ
Morro do Tucum - Face Leste

2008 - Claudney Neves, Bernardo Monteiro e João Paulo Seixas

Descrição:

é uma via tecnicamente fácil, que faz um verdadeiro passeio pela face leste da montanha. Começa com 75 m de horizontal, com o mar 10 m abaixo e um visual incrível. A partir daí a linha sobe entre corredores ladeados por cactos e orquídeas. O final da via não possui grampo. A base é comum ao Paredão Alan Marra e Paredão Jardim.

As enfiadas finais são mais expostas, devido à sua baixa exigência técnica nesse trecho, que muitos optam por fazer à francesa.

O melhor horário para escalar é à tarde, pois a parede fica na sombra a partir de 13h, mais ou menos, no inverno e 16h no verão.

O nome foi uma homenagem à amiga em comum dos conquistadores que faleceu em abril de 2008, em um acidente no complexo da Pedra do Baú, em São Paulo.

Como chegar:

saindo do Rio, pegue a ponte Rio-Niterói e siga as placas que indicam Região Oceânica, até chegar em Itacoatiara. A partir do pedágio são cerca de 50 min até o destino.

A trilha começa na portaria do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), que fica na esquina da Rua das Rosas com a Rua das Papoulas, próximo ao nº 299 dessa última.

O PESET abre diariamente, das 7h às 18h (19h durante o horário de verão).

Para quem optar por ir de ônibus, saindo da estação das Barcas, em Niterói, deve pegar o 38 – Itaipu. Partindo do Rio de Janeiro, o 770D – Itaipu, que sai do Terminal Menezes Côrtes, que fica à duas quadras do Paço Imperial, no Centro da cidade.

Você deve descer na entrada de Itacoatiara, já que não há ônibus que passem em frente à entrada do Parque. Siga em direção à praia, mas vire à esquerda uma rua antes de chegar ao calçadão, essa é a Rua das Rosas. Vá até o final desta até encontrar a entrada, na esquina com a Rua das Papoulas, como falado anteriormente.

Ao entrar no PESET é necessário assinar um termo de assunção de riscos. Faça isso e suba a trilha bem definida. Você vai passar por uma pequena “praça”, em frente a trilha para o Costão, ignore-a e siga em frente, descendo para a Enseada do Bananal. Ao chegar aqui, olhando para o mar, vá margeando para a direita. A base da via fica exatamente nesse canto da praia, de onde também partem a Paredão Jardim e Alan Marra.

É a única via nesse setor que começa protegida em chapeletas.

Da portaria do Parque até a base são cerca de 20 min, apenas.

Powered by Wikiloc

Clique no croqui para baixar o pdf Croqui Chang Wei - 2º III - E2 D2 - 430 m

Traçado Chang Wei - 2º III - E2 D2 - 430 m

Histórico de verificações:

Data Situação Ação Colaboradores
29/10/2016 Proteções em bom estado Intermediamos a via inteira. Haviam 12 proteções. Colocamos mais 13 e duplicamos 4 paradas, somando ao todo 17 novas chapeletas. Claudney Neves e Bernardo Monteiro
18/09/2016 Proteções em bom estado Primeira avaliação. Os conquistadores decidiram intermediar a via inteira, principalmente a horizontal inicial. Por ser exposta, quem está começando a guiar não entrava e, por ser fácil, os mais experientes também não. Claudney Neves e Karla Paiva
04/11/2017 Proteções em bom estado Fotografia para produção do traçado Claudney Neves, Karla Paiva, Filipe Careli, Marcia Tié, Maina Carla

Fontes de consulta:

– Os conquistadores

Categorias:

Deixe uma resposta